terça-feira, 17 de maio de 2011

Compras pela internet com mais segurança


Apesar de ainda ser muito comum, a compra de produtos e mercadorias feitas em lojas físicas e pagas através dos famosos "carnês" em 1+12 vem perdendo espaço. Outra prática que está caindo em desuso é pedir para aquele conhecido do amigo do seu primo trazer algum eletrônico do Paraguai porque é "mais barato".

Nada contra, mas porque ter que pagar os pesados juros desses carnês (que chegam a dobrar o valor da compra), ou então comprar algo sem garantia (No caso do conhecido do amigo do primo) se eu posso comprar sem juros em 10 ou 12 vezes no cartão de crédito produtos de marcas conhecidas e com garantia, e até ganhar bons descontos para pagamento à vista?


O comércio eletrônico ou e-commerce com também é conhecido, pode ser considerado um fenômeno semelhante ao surgimento da internet, e o acesso à essa modalidade de compras está se tornando cada vez mais popular.
Isso se deve às facilidades de pagamento, valores e condições até mesmo melhores que os das lojas físicas, entrega em domicílio, diversidade de produtos, entre várias outras vantagens.

Mas uma coisa que aflige muitos compradores da internet é a segurança, principalmente nas primeiras compras, onde o usuário hesita em colocar o número de seu cartão de crédito e dar seus dados pessoais com medo de algum tipo de fraude que possa vir a acontecer.

Para evitar esse tipo de siuação, alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois da compra:

  • Procure comprar em sites que você conhece ou que alguém recomendou a você previamente. Grandes nomes do e-commerce são conhecidos pela segurança de seus ambientes de compra online e por resguardar os dados de seus clientes, pois qualquer vazamento de informações será de responsabilidade dessas lojas. Por isso é importante ler a 'Política de Privacidade' da loja ao realizar a compra.

  •  Cuidado com valores como frete e outros custos, pois em alguns casos o preço do produto pode ser baixo, mas os custos de envio ou pacotes podem sair mais caro, fazendo com que a compra não compense. Pesquise o que deseja comprar. Um produto que tem frete gratuito pode ser mais caro em uma loja, mas pode ficar mais barato do que naquela que está com ele em promoção mas o frete é por conta do cliente. Geralmente os valores de entrega são calculados de acordo com a região, e na maioria das vezes chega a ser um absurdo. Preste atenção nisso!

  • Pesquise antes de comprar. Se você precisa de alguma coisa que não está em nenhuma promoção, pesquise. Basta entrar em algum site de busca e procurar por aquilo que você precisa, procurando nos resultado acredito que irá achar grandes diferenças entre preços e benefícios, como brindes ou entrega grátis.

  • Caso você tenha encontrado algo que deseja comprar mas não conhece a procedência do site que oferta, realize uma busca sobre o site  antes de comprar. Sites como o ReclameAqui fazem o papel de alertar o usuário a respeito de lojas e vendedores que não cumprem seu papel, seja não entregando os produtos ou não cumprindo as garantias determinadas. Você também pode fazer esse tipo de pesquisa em sites de relacionamentos como Orkut e Facebook, já que muitas pessoas comentam sobre isso nesses tipos de sites.

  • Sempre guarde o número do pedido. Esse número é dado na finalização do pedido e serve para acompanhamento do processo. Caso aconteça algum atraso na entrega ou extravio, é por esse número que a loja identificará sua compra.

  • Guarde os comprovantes de pagamento. Geralmente as compras são liberadas para entrega somente após a confirmação do pagamento, seja a confirmação bancária no caso de boletos ou a autorização da financeira em casos de compra com o cartão de crédito. Normalmente essas confirmações demoram de 1 a 2 dias úteis, mas podem ocorrer casos em que elas podem não aparecer e você terá que informar o pagamento, e para isso terá que ter o comprovante em mãos.

  • Confira os produtos ao receber na frente do entregador e, se a entrega for feita pelos correios confira na frente do atendente, pois apesar de ser bem mais prática a compra online tende a ser mais complicada em situações de trocas e devoluções, e quem lhe entregar a encomenda será testemunha do conteúdo no casos de mercadoria trocada ou errada.

Eu não falei das etapas da compra aqui porque suponho que isso seja a parte mais trivial do processo, mas procure preencher os cadastros de lojas de forma mais completa e específica o possível afim de facilitar na hora da entrega. Use uma conta de email válida para comunicação com a loja ou vendedor e evite abreviar nomes de pessoas ou ruas, coloque pontos de referência e qualquer coisa que achar necessário ou importante.

Eu como velho comprador da internet nunca tive problemas sérios com essa modalidade, apenas um livro que não chegou porque tinha acabado no estoque do Walmart mas foi trocado por outra coisa sem problemas. 
Eu adoro fazer compras pela internet, gosto da expectativa que a gente fica para receber a encomenda e o prazer de abrir o pacote. Mas apesar das facilidades não se deve exagerar, por que apesar da compra ser feita de forma virtual os gastos continuam sendo bem reais!

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