segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aproveitando todos os recursos de seus aparelhos

Para quem respira tecnologia como eu, não é difícil sugar todas as funcionalidades de aparelhos eletrônicos e gadgets em geral. Isso porque pessoas que "entendem" um pouco mais já escolhem algo com base em suas necessidades e nas possibilidades que os equipamentos apresentam.


Eu mesmo, já fui beneficiado por essa falta de conhecimento das pessoas. Antes do mundo conhecer IPad's ou Galaxy's, há uns 3 anos atrás, começaram a surgir os tablets.
Na época o mercado tecnológico estava voltado para Notebooks de configurações pesadas e alto poder de processamento, onde ninguém estava interessado somente na função de navegar na internet e se manter conectado às redes sociais (Basicamente o que faz um tablet), e na tentativa de abrir esse mercado a Nokia lançou o N810, uma melhoria de seu antecessor o N800 que não foi muito divulgado. Tentando elevar o N810, a Nokia fez uma ampla divulgação do aparelho, mas equivocadamente como um smartphone, que até chegou a figurar na loja do Submarino no departamento de celulares.
Foi neste equívoco que um amigo meu, assim como várias pessoas, compraram o N810 como se fosse um celular. Mas ao receber o aparelho qual não foi a surpresa dessas pessoas ao não encontrar o lugar destinado para o chip GSM. Após ler o manual e constatar do que se tratava, meu amigo o usou por algumas semanas e depois largou em um canto pelo fato do gadget não suprir suas necessidades.
Passado um tempo ele me ofereceu o tablet, como eu já o havia usado algumas vezes fiquei interessado e acabei trocando com ele por um netbook que eu tinha.
Após um tempo analisando as funcionalidades do tablet vi que fiz um ótimo negócio, pois ele possuía mais funcionalidades do que tinha meu netbook, como Bluetooth, e também maior portabilidade devido ao tamanho reduzido.
Isso mostra como o simples fato de não procurar conhecer todos os recursos de um equipamento faz com que às vezes não nos interessemos por ele, e assim acabar subutilizando-o.
Hoje ainda uso meu N810, até mesmo mais que meu notebook, pois ando com ele o dia todo e consegui configurá-lo para fazer conexão à internet diretamente pelo Bluetooth do meu celular, como tenho um plano de dados, consigo ficar o tempo todo conectado sem precisar de um ponto de acesso Wi-Fi.
Mas não é só em casos como esse do meu amigo que isso acontece, quem trabalha com tecnologia sabe e recebe muitas perguntas de como usar um determinado aparelho, ou de como programar algum recurso e até mesmo, como salvar arquivos e transferí-los para um pendrive.
Coisas que aparentemente são simples, mas que para algumas pessoas tornam-se um martírio diante da possibilidade de fracasso. Duvido que não tenha alguém assim na sua família ou em seu círculo de amigos ou até mesmo você, que sempre peça ajuda ou implore na hora de imprimir um documento ou salvá-lo em PDF por exemplo? haha
Isso é normal, por isso eu uso alguns métodos simples na hora de explicar para pessoas assim como realizar tarefas corriqueiras sem esquecer depois.


1º -  LEIA

Se você comprou aquele aparelho de celular com taouchscreen, wi-fi, TV Digital e tudo mais quanto é porcaria a primeira coisa que deve ser feito é a leitura  do manual.
Nele contém informações importantes sobre todos os recursos disponíveis em qualquer bugiganga, assim como suas funções e tudo mais.
Mas não importa só ler o manual, você tem que testar tudo e ver se é daquela forma mesmo como está descrito lá que funciona.
Eu sei que muitos dizem que manual é para idiotas, mas prefiro ser idiota de perder tempo lendo o manual do que pagar de idiota por não saber explicar o que determinada coisa faz.


2º -  TESTE

Muitas pessoas têm medo de usar alguma função do aparelho por não saber exatamente o que ela faz. Pois bem, eu acho difícil algum fabricante colocar uma função que faça seu aparelho explodir porque o usuário apertou um botão que não era pra apertar, até porque eles iam ter enormes problemas na justiça e milhões em prejuízos.
Se você leu o manual e não entendeu direito o que alguma coisa faz, teste, aperte, faça exatamente como está descrito lá. Somente assim você vai ter noção de todo o aparelho. E se estragar? Geralmente produtos novos vêm com garantia, use!


3º SAIBA O QUE VOCÊ QUER

Quando você compra alguma coisa foi por algum motivo, seja necessidade ou realização pessoal, trabalho ou lazer, você sabe porque você quer ter aquilo.
Portanto, nada mais justo que o aparelho lhe dê o que você quer mas para isso, precisa acessá-lo corretamente.
Supondo que você vai ao Caixa Eletrônico do banco e quer sacar dinheiro, ao chegar no Caixa ele está à espera de um cliente. Pra quem conhece um caixa eletrônico (Suponho que todos), sabe que ele possui várias funções e que dentro dessas funções há outras diversas funções e etc. Mas o que você quer é fazer um saque e o caixa eletrônico não sabe disso. O que você faz? Lê o que está na tela do Caixa eletrônico e escolhe as opções conforme suas necessidades.
O mesmo se aplica aos seus aparelhos. Se você quer enviar um SMS, por exemplo, você acessa as opções conforme o menu de SMS.
Sei disso, porque não é difícil aparecer alguém querendo alguma coisa e acha que apertando todos os botões ou selecionando todas as opções aleatoriamente aquilo vai acontecer.
Como eu disse, o aparelho não sabe o que você quer a não ser que você diga pra ele, seja na forma de alguns cliques, linhas de comando ou qualquer outra forma e para isso, você deve estar atento às opções que o aparelho lhe dá e mais importante, saber se é aquilo que você quer que ele faça, e se não for, simplesmente retornar às opções anteriores e tentar novamente. Simples.


Aprender é um processo natural do Homem, a evolução humana sempre se baseou na curiosidade. Grandes feitos foram realizados através do processo de tentativa e erro. Tentou fazer alguma coisa e deu errado? Tente novamente usando outro método, algum deve dar certo. Ainda não deu? Você ainda não tentou todos os meios possíveis e deve continuar tentando.
Tudo tem conserto, lógico que alguns tem custo alto, mas ainda assim o tem.
Pelo menos dessa forma você não vai deixar vencer seus milhares de anos de evolução por um pedaço de qualquer coisa que foi inventado ontem... RÁ!

P.S. Meu amigo do tablet, por favor não me leve a mal. Você sabe que pra mim ele teve melhor uso...

1 comentários:

Allende disse...

mais uma dica para usar bem os seus gadgets: não entre em blog com fundo preto e letras brancas. É ruim e não dá pra ler mais que 1 minuto. Fica a dica. ;0)

Ab, Allende

Postar um comentário

  ©LeczCH - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo