quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vírus - Uma praga real


De repente, seu computador começa a agir de forma estranha, travamentos repentinos acontecem, demora em abrir pastas e arquivos ou quando você clica no ícone do pendrive ou algum disco removível ele demora abrir e quando o faz abre em uma nova janela.
São sintomas sutis como esses que pode indicar que seu computador ou aparelho pode estar com vírus.
Alguns vírus tem a função de roubar informações que vão desde documentos simples até senhas de conta corrente, mas em sua maioria são apenas pragas que servem para prejudicar o funcionamento do sistema simplesmente por vandalismo. Isso mesmo, a propagação de vírus e pragas virtuais são atos de vandalismo da mesma forma como os pichadores sujam paredes e muros da cidade.
Por isso, para evitar casos como esses ou até maiores, alguns cuidados devem ser tomados enquanto você tem um computador ou aparelho eletrônico para que você não seja alvo desse tipo de ameaça. 


O primeiro de tudo é ter um bom antivírus instalado, não importa se seu equipamento está ou não ligado à internet, ele evita que você execute arquivos maliciosos de qualquer natureza como spywares, malwares ou worms, que podem estar em um pendrive ou qualquer forma de armazenamento externo.
Existem vários softwares antivírus no mercado, alguns que podem ser adquiridos através de licenças comerciais e outros que disponibilizam licenças gratuitas.
As licenças comerciais são recomendadas para empresas e usuários que trabalham com seus computadores de forma profissional, e por isso precisam de maior segurança para suas atividades, pois antivírus pagos tendem a ser mais eficazes devido à diversidade de recursos extras de segurança, coisas que não são encontradas nos gratuitos.
Os softwares gratuitos são mais usados por usuários domésticos que necessitam apenas de uma segurança básica na hora de usar seus equipamentos. Hoje em dia, a qualidade dos serviços gratuitos aumentou bastante e a maioria dos antivírus gratuitos incluiu em seus serviços algumas funcionalidades antes só encontradas nos programas pagos, como antispam e acompanhamento de tráfego. Apesar disso, muitos usuários domésticos ainda preferem um sistema pago, sendo a opção de cada um conforme suas necessidades.
Há alguns antivírus para instalar em pendrives, funciona como uma vacina e evita que pragas virtuais se instalem nele.
Outro fator importante é ter cautela na hora de fazer download de arquivos ou emails, isso porque muitas vezes os hackers se passam por pessoas conhecidas ou camuflam seus ataques em atividades corriqueiras do dia-a-dia, tudo na intenção de propagar seus vírus. Um exemplo disso podem ser aqueles emails recebidos que solicitam a atualização de algum aplicativo ou dos dados do cliente de determinado banco, ou oferecem a visualização de algum documento ou foto do qual você não tinha conhecimento prévio. Eu já recebi solicitações semelhantes de diversos nomes como Santander e Bradesco, bancos nos quais eu nem possuo conta mas muitas pessoas possuem, e por achar a solicitação legítima acabam por entregar tais informações ou instalar algo em sua máquina que na verdade é um aplicativo para roubo de dados. 

É incrível como as pessoas não percebem que Bancos e financeiras não enviam tais solicitações por email a seus clientes, toda e qualquer atualização para acesso à conta corrente pela internet só é feita quando VOCÊ acessa a página do seu banco, onde o sistema executa uma verificação e somente se achar necessário realizará o pedido de atualização do aplicativo, tudo no ambiente da empresa sob certificados digitais altamente confiáveis. 

Outra coisa muito comum é o recebimento de links de determinadas notícias, geralmente de natureza polêmica ou oferecendo a visualização de fotos ou vídeos de celebridades em momentos íntimos (tem gente que adora uma fofoca), isso também é uma forma de ataque. Lembre-se: notícias, páginas de internet ou qualquer outro tipo de conteúdo é feito por pessoas. O que quero dizer, é que não é nada automático e o sistema não faz nada por conta própria. O que impede a pessoa que faz um site de notícias direcionar o seu acesso para um conteúdo pornográfico? Eu lhe digo: nada. O computador não difere o certo do errado, o bom do mau, esse trabalho é seu!
Para evitar que você acesse conteúdos que podem lhe ser indesejáveis, a única coisa que você tem que fazer é posicionar a seta do mouse em cima do link (sem clicar, apenas posicionar) e no canto inferior da janela (Direito ou esquerdo dependendo do navegador) vai aparecer o destino daquele link, aí é só você ler o que tem lá e se aparecer alguma coisa no final do endereço com ".exe", ".com", ".bat" ou alguma coisa que seja diferente do proposto no título do link, não clique!
Uma praga atual que assola estudantes é um vírus que se instala no pendrive e esconde qualquer pasta colocando no lugar arquivos executaveis semelhantes às pastas originais, fazendo com que o usuário execute o vírus ao tentar abrir alguma pasta.
Muitas pessoas já vieram até mim apavoradas por terem perdido todo o trabalho de faculdade que estava no pendrive por causa desse vírus sendo que, na verdade, todos os arquivos continuam lá dentro. Para recuperar esses arquivos e até excluir o vírus (desde que ele já não tenha se instalado em seu computador senão ele volta), vá até as opções de pasta do windows e em Arquivos e Pastas selecione "Mostrar pastas e arquivos ocultos" e desmarque a caixa "Não mostrar arquivos do sistema operacional". Assim que aplicar as configurações as pastas estarão visíveis e você poderá transferir os arquivos normalmente. Nesse caso se o pendrive ainda estiver com os arquivos de vírus, que geralmente são os que aparecem só com o nome e sem ícone, apenas selecione ele com um clique e aperte delete. Lembrando que se você suspeita que seu pendrive está com vírus, não clique diretamente nele quando você for abrir e faça da seguinte forma: Clique com o botão direito sobre o pendrive e no menu que abrir selecione a opção explorar. Isso faz com que você não execute o arquivo autorun.inf, que é o gatilho do vírus, por assim dizer.
Acredito que você sempre tome alguns cuidados para ir ao banco e nem saia dando os números de seus cartões de crédito ou documentos pessoais por aí, da mesma forma você deve tomar cuidados na hora de utilizar seu computador e a internet, pois está cheio de gente que só pensa em enganar, iludir e se aproveitar da ingenuidade dos outros e de pessoas que não tem conhecimento de determinados assuntos.
Então faça sua parte e cuide-se!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©LeczCH - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo