segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Meu querido email


Por diversos motivos, seja ele profissional ou não, ter um email se tornou uma chave que abre as portas para o mundo da informática, um primeiro contato com esse cyberuniverso.
Ele se tornou uma informação muito solicitada em formulários de cadastros de diversos tipos, seja pela facilidade de comunicação que ele oferece ou pela oportunidade de propaganda barata que ele cria.
Mas com essa popularização, algumas coisas devem ser observadas ao se criar uma conta ou enviar mensagens, uma certa ética cibernética para que as pessoas não sejam rotuladas de chatas ou inconvenientes pelos demais.



1º - Nome de usuário.

Estamos tão habituados com nomes de empresas com serviços de email grátis, como Hotmail, Yahoo ou Gmail, qua já não nos incomodamos mais com a grafia ou pronúncia desses nomes antes considerados "complicados". Mas ao criar uma conta de email, muitos optam pelos nomes sugeridos pelo sistema, que nada mais é do que uma analogia ao seu nome em junção com seu sobrenome, resultando em alguns problemas no momento de passar seu endereço de email para alguém. Para você e seus familiares é fácil saber esse tipo de coisa, mas ninguém é obrigado a saber como se escreve cada letra do seu nome para poder te enviar alguma mensagem.
Eu sei, quem sou eu para falar em nomes complicados. O endereço desse blog  é meio complicado, o meu email a princío é complicado, mas é por essa experiência que estou escrevendo sobre esse assunto e já estou providenciando as devidas correções.
Partindo desse ponto: se você tem um nome complicado, com muitas consoantes e poucas vogais, evite esse tipo de coisa.
Também são descartados emails com apelidos estranhos ou palavras constrangedoras, principalmente quando se trata de trabalho, por como nos exemplos: carlinha-babylindinha@.... aninha_gotosinha@...., paulo.fodao@..... entre outros do gênero, que definitivamente não serviriam para enviar uma mensagem ao seu chefe, concorda?

2º - Separe o pessoal do profissional.

Criar uma conta de email é muito fácil e nem precisa pagar nada, então nada te impede de ter 30 contas se necessário. Faça uma para receber aqueles montes de porcarias que as pessoas insitem em mandar (assunto do próximo tópico) e outra para receber e enviar coisas importantes de trabalho ou da escola. Afinal, imagine só enviar para seu chefe  por engano as fotos daquele churrasco que você ficou podre de bêbado ao invés do relatório de vendas?


3º - Mensagens de correntes.

Todo ser vivo, desde que possua email, recebe ou recebeu de um "amigo" algum tipo de mensagem que depois de lida deve ser repassada para os outros, as famosas correntes.
Por algum motivo, que eu ainda não sei explicar, as pessoas acreditam nesse negócio e o pior, acabam lotando a caixa de entrada da gente com esse bando de coisa inútil.
Tudo bem que às vezes é uma mensagem bonita ou uma foto legal, mas o que me deixa mais injuriado é o fato de que tentam nos coagir a repassar esse conteúdo afim de ganhar algum tipo de recompensa, que vai desde sorte até o grande amor da sua vida em 4 dias (Parece coisa do Astro), e que se não o fizermos, somos ameaçados com desgraças e desventuras de todo o tipo.
Esse tipo de coisa é feita simplesmente para se criar listas de email que servem para a propagação de SPAMS, que são conteúdos e propagandas indesejadas, e vírus. Pois note que sempre que recebe esse tipo de mensagem, sugere-se enviar para toda a sua lista de contatos, incluindo quem lhe enviou, para que ele receba novamente o email com a lista das próximas vítimas e em alguns casos, até vendem esse tipo de lista para empresas.
Não adianta dizer "HAHA! Comigo não porque eu envio como cópia oculta!", porque de 10 pessoas que receberam a mensagem, 2 no máximo usam esse recurso.



4º - Escrevendo um email

Um email se trata de uma carta, portanto os mesmos critérios devem ser adotados ao se escrever um email observando-se apenas algumas modificações.
Não é necessária toda aquela coloquialidade da carta usada antigamente, mas seja educado e comece a mensagem com "Bom dia / tarde / noite" e termine com uma saudação de acordo com a situação, como um "Atenciosamente", "Aguardo seu retorno" ou até mesmo um "Até mais" dependendo da situação.
Não esqueça de assinar o email após concluir o assunto, isso faz com que pessoas que não o tenham devidamente cadastrado em sua lista de contatos saibam de quem se trata e não vejam apenas seu endereço de email com suas iniciais. E por assinar quero dizer simplesmente colocar seu nome após a saudação final, coisa que já pode ser predefinida nos clientes de email para não precisar ficar digitando toda vez que precisar.


5º - Anexos

Muito cuidado na hora de enviar arquivos, sejam documentos, fotos, vídeos, etc.
A maioria dos provedores de email estabelecem um limite para os tamanhos dos anexos, que varia de acordo com o provedor, então preste atenção nesse detalhe, principalmente ao enviar arquivos como fotos, vídeos e músicas ue tendem a ser maiores devido aos seus diversos formatos e resoluções.
Para enviar mais de um anexo de uma vez crie um pacote compactado, com o WinRar ou outro do gênero, deixando todos eles dentro de uma única pasta que depois será descompactada por quem receber. Para isso, basta ter o programa instalado, selecionar todos os arquivos ou pastas que se quer enviar e clicar com o botão direito em cima selecionando a opção referente à criação do arquivo compactado. Depois é só acessar o seu email e localizar o arquivo para anexar. Esse procedimento pode parecer um pouco complicado a princípio mas é bem simples, e facilita muito na hora de enviar e receber os arquivos, por não precisar ficar anexando ou baixando um arquivo de cada vez.



Essas são apenas algumas dicas para usar seu email de uma melhor forma, mas se você buscar pela internet vai achar uma infinidade de coisas a respeito do assunto, inclusive livros que tratam de "Etiqueta" no ambiente virtual.

Por enquanto é só. E não deixe de dar sua sugestão

0 comentários:

Postar um comentário

  ©LeczCH - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo