terça-feira, 24 de maio de 2011

A Organização do seu computador

Estava escrevendo um artigo sobre outro assunto, eis que surge um cara com um computador pedindo para que eu dê uma olhada porque está muito lento.
Peguei o pc, levei para a oficina. Ao iniciar o sistema operacional me deparei com uma cena que quase me fez desistir daquele serviço: Uma área de trabalho totalmente ocupada por ícones de programas e arquivos num verdadeiro caos, e o mesmo acontece dentro das pastas de documentos. Arquivos "jogados" ali de forma aleatória, com nomes confusos ou até mesmo sem sentido nenhum como aqueles em que simplesmente se passa a mão por cima das teclas para nomeá-los como "asdadfaf" ou "kdakjfij" e dessa forma não saber seu conteúdo.


Podem falar que não tem nada de mais, que é exagero e coisa e tal, mas eu acredito que a organização de arquivos e pastas é uma coisa fundamental para a otimização da utilização do computador.
Se você precisar de um trabalho de faculdade, fica muito mais fácil encontrar o arquivo "Trabalho.doc" do que você adivinhar que "ujgb.doc" é o que você procura não é mesmo?
Pois bem, para uma boa organização dos dados de sua máquina, alguns critérios podem ser adotados: 


  • Utilize as bibliotecas padrão: a maioria dos sistemas operacionais atuais têm por padrão bibliotecas pré definidas para armazenar Imagens, Músicas, Vídeos e Documentos. Elas não estão lá só por estar, mas o que vejo com frequência são usuários colocando todo o tipo de arquivo na pasta de documentos, fazendo com que a pasta fica com uma infinidade de arquivos de diversos tipos e formatos e as outras ficam vazias. Não é nada difícil pegar arquivos de músicas e colocar na pasta Músicas, ou o que for de imagens na pasta Imagens. Além de ficar organizado, faz com que os aplicativos que abrem esses arquivos os encontre automaticamente.

  • Filtre os conteúdos: Quando falo de filtrar conteúdo, quero dizer que você pode separar os conteúdos dentro das pastas de acordo com o assunto a que se refere. Por exemplo, se você tem vários arquivos dentro da biblioteca Músicas, pode separá-las por Artista, criando pastas com o nome dos artistas e colocando as músicas referentes e ele dentro dela e, dentro dessa pasta ordenar os arquivos por Álbuns criando novas pastas com nome do álbum ao qual pertence aquela música. Não existe um limite para pastas dentro de outras pastas, assim você pode ordenar tudo da forma que preferir.

  • Crie um padrão de nomeação: Isso vai facilitar na hora de procurar e identificar os arquivos, pastas e seus conteúdos. Utilize nomenclaturas simples mas que indiquem a que se referem. Não coloque símbolos e caracteres especiais, pois isso dificulta na hora de usar os mecanismos de pesquisa, e substitua os espaços por '_' (underline, sem as aspas), crie uma ordem cronológica onde os arquivos mais recentes ficam nas primeiras posições.
                         Pastas: Ordene por mês e ano, utilizando traço - MÊS-ANO = Maio-2011. 

                         Arquivos: Antes do nome do arquivo coloque o dia (em numeral) e o assunto 
                                        a que se refere - Dia-Assunto = 24-Trabalho_Biologia. 

                         Músicas: Você pode colocar o número da faixa seguido do nome - 
                                        Nº-Nome = 01-Faixa1.

                         Imagens: No caso das imagens, pode permanecer o nome padrão
                                         dado pelas câmeras e dispositivos, mas separar elas em 
                                         pastas com o nome da ocasião ou evento, como 'Ferias-2010' 
                                         ou 'Formatura-2009'. 


  • Não salve arquivos na área de trabalho: Não importa se você usa determinada planilha todos os dias, a área de trabalho é para ter acesso aos programas e às pastas, portanto, salve tudo numa pasta específica devidamente nomeada, aí depois é só você criar um atalho para ela na área de trabalho. Além de ser mais fácil, sua área de trabalho fica com um visual mais limpo e não sem aquele monte de documentos perdidos por ela. Ícones, somente dos programas e pastas essenciais.

  • Faça uma limpeza geral periodicamente: Procure excluir aqueles arquivos que não são mais usados ou que estão duplicados e ficam só ocupando espaço em disco. Eles atrapalham a busca por arquivos mais importantes por às vezes ter nomes parecidos ou por estar desatualizados.



Esses são alguns dos critérios que eu uso para organizar meus dados e têm sido de grande utilidade, mas nada impede que você crie os seus de acordo com as suas necessidades.

Além de ser muito funcional e economizar tempo, evita o estresse de não saber onde está o que você precisa na hora que você quer!


Esqueci de alguma coisa importante? Comente, é sempre bom ter sua opinião!

0 comentários:

Postar um comentário

  ©LeczCH - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo